top of page
Abelhas no trabalho

PROJETOS

"A filosofia do Instituto Nutrindo a Vida é o compromisso com as leis sistêmicas, com saberes multiculturais e acadêmicos; além de estar focada em valores como afeto, integridade e respeito."

1-COMO ATUAMOS E
NOSSA INSPIRAÇÃO
.

Dando suporte, caminhando lado a lado por períodos de curto, médio ou longo prazo, na criação de ambientes saudáveis para o desenvolvimento de seres humanos  felizes, capazes de aprender continuamente ao longo da vida. 


8 palavras de ordem:  

Ordem sistêmica - Trabalho cooperativo - Ritmo - Satisfação das necessidades em rede - Proteção - Cura - Nutrição - Crescimento compartilhado.

Nossa inspiração vem de uma história ancestral aplicada ao coletivo de nossa sociedade em rede:

Um velho está à morte e chama a família para perto de si. Ele dá um pauzinho curto e resistente a cada um de seus muitos rebentos, esposas e parentes, pois trata-se de um rei africano. 

"Quebrem os pauzinhos, determina ele.”  Com algum esforço, todos conseguem quebrar seus pauzinhos ao meio.

“É isso que acontece quando uma pessoa está só, sem ninguém. Ela pode ser quebrada com facilidade.” disse o velho e em seguida deu a cada parente ais um pauzinho.

“É assim que gostaria que vocês vivessem depois que eu me for. Juntem seus pauzinhos em feixes de dois ou mais. O velho rei sorri.

“Temos forças quando nos juntamos a outra pessoa. Quando nos juntamos, não podemos ser quebrados.”


Junte-se a nós!!

2-NOSSOS VALORES.

1- Uma nação se constrói com uma educação de qualidade para todos - crianças, jovens e adultos.

2- Os adultos são os responsáveis pela qualidade da educação que oferecemos no dia a dia, desde o berçário à educação universitária.

3- Acreditamos na soma dos “pauzinhos”, nas parcerias entre pessoas e instituições responsáveis socialmente. Na soma de saberes interdisciplinares e competências de vida; no desenvolvimento contínuo e compartilhado de novas habilidades.

3-METODOLOGIA A SER APLICADA:

A metodologia adotada será Gestáltica, Fenomenológica e Sistêmica.

✔ GESTÁLTICA: 

Trabalhando as competências de trabalho em equipe. A proposta de educação gestáltica foca na vivência da teoria em contato com a realidade, nas atitudes, nas escolhas individuais e coletivas a cada passo.

Seu objetivo, mais do que ensinar algo a ser feito, é fazer, é o COMO, de modo que possamos tornar consciente e integrar nossa inteligência, sentimentos e assertividade no agir, na tomada de decisões. 

 Transformar a crença no medo do trabalho em grupo e resulta na construção de campos de responsabilidades mútuas onde se tornam possíveis encontros transformadores e soluções ganha-ganha para todos os segmentos envolvidos.

 
Trabalharemos:

O que transformar?
Como transformar?
Como motivar a transformação?
Meta ambiciosa.


✔ FENOMENOLÓGICA: 

Trabalhando as competências de gestão de conflitos e processos. Nosso trabalho será aprender, refletir e fazer com aqueles que vivem a realidade  e sabem o que vivem em modelo de mentoria. Dentro de contextos reais com foco em metas e resultados mensuráveis no tempo proposto. 

Não se trata de dizer o que se deve ou não fazer, mas de auxiliar no desenvolvimento das idéias, no entendimento das dificuldades  e na busca das soluções. 

Precisamos de profissionais aptos para os novos desafios de uma realidade que exige o pensar, a reflexão, uma alta performance de raciocínio e domínio emocional.

Competência não se alcança, desenvolve-se em situações concretas, com alta carga emocional e significados claros. 

Competência é este compromisso com o sucesso e a determinação, adesão plena para se chegar lá.

✔ SISTÊMICA: 

Trabalhando as competências sócio emocionais. Liberando energia para aprendizagens contínuas. 

Consideramos essenciais as cinco disciplinas de desenvolvimento das, Organizações que aprendem, do americano Peter Senge: domínio pessoal, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico em seu livro A Quinta Disciplina- A arte e a Prática da Organização que Aprende.


Utilizaremos os princípios e práticas da Pedagogia Sistêmica baseada na Ordens do Amor divulgadas pelo alemão Bert Hellinger para o desenvolvimento de uma Inteligência Sistêmica, ou seja, uma capacidade de compreender e gerenciar complexidades. O pensamento sistêmico nos leva a experimentar cada vez mais a interconexão da vida e a ver o todo, em vez de ficarmos restritos às partes.

A Teoria das Restrições Desenvolvida (TOC) pelo israelense Eliyahu Goldratt, aqui entendida como uma metodologia que conduz à melhoria contínua dos processos de raciocínio na gestão de processos e pessoas. 

O Trabalho multidisciplinar da Terapia Comunitária do brasileiro Adalberto Barreto com seu poder de resgate e partilha de nossos saberes individuais e coletivos. 

Reunimos estes saberes com o objetivo de potencializar a qualidade final da educação em nosso país, que será diretamente proporcional à qualidade do desenvolvimento de cada uma das suas unidades de ensino ou suporte social e de seus múltiplos atores.

4 -Desejo conhecer estes projetos na íntegra!

Esta é a parte que mais gostamos, nossa meta são as parcerias, a conexão em rede entre diferentes segmentos da sociedade.

 A vida acontece nesta complexidade e é juntos que faremos a diferença, unindo saberes e competências.

 Levando muito à sério a visão integral do ser humano em todos os contextos dos quais participa como indivíduo, profissional e cidadão.


Projetos voltados para educação formal:

Uma andorinha transforma o mundo porque atrai outras e juntas, fazem o verão!

O projeto Treinamento em Terapia Comunitária Integrativa, em parceria com uma equipe de peso como o  MISC dos Vales é a primeira iniciativa do Instituto Nutrindo a Vida com o intuito de quitar as despesas destes dois anos de atividades com recursos próprios enquanto, ao mesmo tempo articula ações de desenvolvimento social gratuito em nossa cidade.

 

Nossa proposta de trabalhos em rede, em parcerias de desenvolvimento humano uniu o Instituto Nutrindo a Vida, as Obras Sociais Augusto de Lima e o Conselho do Idoso.

 

Foi com esta concepção que juntamos duas ações em uma!

 

A oferta aberta de um Treinamento super importante na história do desenvolvimento das Práticas Integrativas de Saúde no país e um projeto sob medida, voltado à população considerada idosa e baseado nas demandas apresentadas pelo último relatório municipal sobre este segmento social em Araxá.

 

Assim nossa proposta de trabalhos em rede, em parcerias de crescimento uniu o Instituto Nutrindo a Vida, as Obras Sociais Augusto de Lima e o Conselho do Idoso de Araxá em torno do Projeto “Envelhecer com Plenitude!

 

Querem conhecer a íntegra destes dois projetos?

Saiba mais

 

No momento temos apenas um ano de institucionalização, mas estamos felizes com os resultados.

bottom of page