top of page
  • Foto do escritorInstituto Nutrindo a Vida

ATENÇÃO - 1° JORNADA DE INTELIGÊNCIA SISTÊMICA.


12 a 13 de setembro.

Façam suas inscrições, o evento será gratuito e a transmissão em tempo real, os participantes receberão certificado.


Eu sou Rosana Jotta

Meu trabalho e minha vida são muito como um rio. Vem lá da nascente e vai se somando e transformando ao longo do caminho. Um caminho sempre novo, sempre desconhecendo o que virá, tanto nas águas que descem quanto na próxima curva ou reta em seu caminho na direção do mar...

Na minha juventude sonhei com a carreira universitária e entrei na USP, na maturidade entrei na UFU e hoje, ainda bemmm madura, este rio em seu fluxo contínuo me trouxe até aqui.


Neste momento meu objetivo é apresentar para o maior número possível de pessoas e instituições a proposta de trabalho do INSTITUTO NUTRINDO A VIDA com uma visão ecológica da cultura educacional que pode, sim, ser transformada na prática, em nosso dia a dia, dentro desta complexidade que é a nossa VIDA como indivíduos e profissionais.


Esta inteligência sistêmica, os trabalhos e esforços de Humberto Maturana, Bert Hellinger, Fritjof Capra, dentre vários outros, nos leva na direção de uma ecologia profunda pois, reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e não vivos, das ferramentas e instituições que criamos, e sustentamos com nosso modo de ser e estar nesta grande teia da vida.


Então, já é setembro e me alegra que este evento esteja acontecendo dentro da Universidade Federal de Viçosa, uma instituição muito conectada com a terra, com a ecologia como estratégia de sustentabilidade da vida neste planeta.


Sistemas não aceitam exclusão.

Eu fiquei muito em dúvida ao preparar este material. Listar problemas? Aqui a honestidade exige de nós uma atitude fenomenológica, julgar o problema como insolúvel, empurrar pra baixo do tapete fere a primeira Ordem do Amor, Sistemas não aceitam exclusão. Toda exclusão exige uma compensação.


O que gera exclusão em nossas vidas e sistemas profissionais?


Com a Neurociência aprendemos que quem só olha para o problema não vê a solução, pois nossa atenção é força criativa. Pior, muitas destas soluções já existem e estão bem embaixo do nosso nariz. Esse nariz que se recusa a cheirar o novo, que teme a desconstrução do que já foi, que ameaça nossas seguranças individuais e nossos velhos contratos coletivos explícitos ou ocultos.


Nesta sabedoria sistêmica, através desta inteligência sistêmica, aprendemos em essência a cultivar apenas duas coisas: o respeito e a humildade.


Respeito é a forma de amor mais linda e poderosa que existe, e a humildade é o nosso grande lugar de poder. É preciso coragem para fazer a sua parte dando o máximo de si e permitir que o outro faça o mesmo.


A própria escola, a sala de aula, as secretarias de educação em suas diferentes esferas são locais de liderança. Dentro desse sistema educacional as lideranças, em geral, são ou foram professores, profissionais da educação. A humildade é necessária para reconhecer e apoiar nossa própria coragem, nosso brilho, e ainda mais coragem para não abafar o brilho do outro, especialmente quando estamos na liderança.


Estamos realmente interessados e preparados para esta liderança verdadeiramente amorosa? Focados nas soluções?


A nossa resposta é: SIM!

Somos uma categoria profissional essencial para esta Nação e estamos muito machucados, cansados e assustados. Precisamos expressar verdades que curam ao invés de ferir ainda mais uns aos outros.

Então na Primeira Jornada de Inteligência Sistêmica - Contribuições de Bert Hellinger e Humberto Maturana para e Educação falaremos um pouco sobre:


Conectividade/Gestalt, quando percebemos como todos os processos, pessoas e ferramentas (sejam elas concretas ou abstratas) estão inter-relacionadas.


Contexto/Fenomenologia, quando vemos a complexidade da vida pois cada mudança em um destes componentes conectados altera os outros gerando sempre encontros únicos no tempo e no espaço.

+

Relações / Sistêmica, quando reconhecemos que a conduta das pessoas baseia-se na maneira como elas percebem os diferentes elementos do contexto a cada momento.


Especialmente falaremos sobre a gestão de cada uma destas 3 esferas através das Ordens do Amor que nos foram apresentadas pelo alemão Bert Hellinger.



FOCO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA INTELIGÊNCIA SISTÊMICA À SERVIÇO DA VIDA.

Como INSTITUTO NUTRINDO A VIDA precisamos agradecer por todas as flores que temos colhido, em especial desejo agradecer a Professora Hilda Simone Henriques Coelho, a Pedagoga e Gestora Escolar Hosana Kelly Machado com toda sua equipe e a Pedagoga e Secretária da Educação de Araxá Zulma Moreira, pela oportunidade de construirmos juntos estratégias de sucesso, passo a passo, lidando com a realidade do jeito que ela é, sem falsas ilusões, focados em soluções disruptivas, corajosas e inovadoras.


Que muitos sejam inspirados por vocês e por estas iniciativas, que muitos venham fazer parte desta grande corrente de transformação se unindo a grupos como o nosso que despontam dia a dia em nosso país.


“Na maioria das vezes, você não precisa de um novo caminho, mas de uma nova forma de caminhar.” (Bert Hellinger)



Rosana Jotta.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page