Instituto Nutrindo a Vida
ATENÇÃO - 1° JORNADA DE INTELIGÊNCIA SISTÊMICA.
12 a 13 de setembro.
Façam suas inscrições, o evento será gratuito e a transmissão em tempo real, os participantes receberão certificado.
Eu sou Rosana Jotta
Meu trabalho e minha vida são muito como um rio. Vem lá da nascente e vai se somando e transformando ao longo do caminho. Um caminho sempre novo, sempre desconhecendo o que virá, tanto nas águas que descem quanto na próxima curva ou reta em seu caminho na direção do mar...
Na minha juventude sonhei com a carreira universitária e entrei na USP, na maturidade entrei na UFU e hoje, ainda bemmm madura, este rio em seu fluxo contínuo me trouxe até aqui.
Neste momento meu objetivo é apresentar para o maior número possível de pessoas e instituições a proposta de trabalho do INSTITUTO NUTRINDO A VIDA com uma visão ecológica da cultura educacional que pode, sim, ser transformada na prática, em nosso dia a dia, dentro desta complexidade que é a nossa VIDA como indivíduos e profissionais.
Esta inteligência sistêmica, os trabalhos e esforços de Humberto Maturana, Bert Hellinger, Fritjof Capra, dentre vários outros, nos leva na direção de uma ecologia profunda pois, reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e não vivos, das ferramentas e instituições que criamos, e sustentamos com nosso modo de ser e estar nesta grande teia da vida.
Então, já é setembro e me alegra que este evento esteja acontecendo dentro da Universidade Federal de Viçosa, uma instituição muito conectada com a terra, com a ecologia como estratégia de sustentabilidade da vida neste planeta.
Sistemas não aceitam exclusão.
Eu fiquei muito em dúvida ao preparar este material. Listar problemas? Aqui a honestidade exige de nós uma atitude fenomenológica, julgar o problema como insolúvel, empurrar pra baixo do tapete fere a primeira Ordem do Amor, Sistemas não aceitam exclusão. Toda exclusão exige uma compensação.
O que gera exclusão em nossas vidas e sistemas profissionais?
Com a Neurociência aprendemos que quem só olha para o problema não vê a solução, pois nossa atenção é força criativa. Pior, muitas destas soluções já existem e estão bem embaixo do nosso nariz. Esse nariz que se recusa a cheirar o novo, que teme a desconstrução do que já foi, que ameaça nossas seguranças individuais e nossos velhos contratos coletivos explícitos ou ocultos.
Nesta sabedoria sistêmica, através desta inteligência sistêmica, aprendemos em essência a cultivar apenas duas coisas: o respeito e a humildade.
Respeito é a forma de amor mais linda e poderosa que existe, e a humildade é o nosso grande lugar de poder. É preciso coragem para fazer a sua parte dando o máximo de si e permitir que o outro faça o mesmo.
A própria escola, a sala de aula, as secretarias de educação em suas diferentes esferas são locais de liderança. Dentro desse sistema educacional as lideranças, em geral, são ou foram professores, profissionais da educação. A humildade é necessária para reconhecer e apoiar nossa própria coragem, nosso brilho, e ainda mais coragem para não abafar o brilho do outro, especialmente quando estamos na liderança.
Estamos realmente interessados e preparados para esta liderança verdadeiramente amorosa? Focados nas soluções?
A nossa resposta é: SIM!
“Somos uma categoria profissional essencial para esta Nação e estamos muito machucados, cansados e assustados. Precisamos expressar verdades que curam ao invés de ferir ainda mais uns aos outros.”
Então na Primeira Jornada de Inteligência Sistêmica - Contribuições de Bert Hellinger e Humberto Maturana para e Educação falaremos um pouco sobre:
Conectividade/Gestalt, quando percebemos como todos os processos, pessoas e ferramentas (sejam elas concretas ou abstratas) estão inter-relacionadas.
Contexto/Fenomenologia, quando vemos a complexidade da vida pois cada mudança em um destes componentes conectados altera os outros gerando sempre encontros únicos no tempo e no espaço.
+
Relações / Sistêmica, quando reconhecemos que a conduta das pessoas baseia-se na maneira como elas percebem os diferentes elementos do contexto a cada momento.
Especialmente falaremos sobre a gestão de cada uma destas 3 esferas através das Ordens do Amor que nos foram apresentadas pelo alemão Bert Hellinger.
FOCO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA INTELIGÊNCIA SISTÊMICA À SERVIÇO DA VIDA.
Como INSTITUTO NUTRINDO A VIDA precisamos agradecer por todas as flores que temos colhido, em especial desejo agradecer a Professora Hilda Simone Henriques Coelho, a Pedagoga e Gestora Escolar Hosana Kelly Machado com toda sua equipe e a Pedagoga e Secretária da Educação de Araxá Zulma Moreira, pela oportunidade de construirmos juntos estratégias de sucesso, passo a passo, lidando com a realidade do jeito que ela é, sem falsas ilusões, focados em soluções disruptivas, corajosas e inovadoras.
Que muitos sejam inspirados por vocês e por estas iniciativas, que muitos venham fazer parte desta grande corrente de transformação se unindo a grupos como o nosso que despontam dia a dia em nosso país.
“Na maioria das vezes, você não precisa de um novo caminho, mas de uma nova forma de caminhar.” (Bert Hellinger)
Rosana Jotta.